DPVAT Vencido 2019: O que fazer? Como pagar?

by

Deixar de pagar as contas nunca é uma boa ideia, e no caso do DPVAT vencido 2019 o contribuinte pode inclusive perder o benefício oferecido pelo seguro. E para evitar ter o DPVAT vencido 2019, ficar inadimplente e acumular dívidas, o mais indicado é ter informações sobre o seguro e conhecer a sua importância.

DPVAT Vencido 2019

DPVAT Vencido 2019

O que é o DPVAT 2019?

De uns tempos pra cá, o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT) começou a ser pago de forma individual, em um boleto separado, antigamente o seu valor estava atribuído ao carnê do IPVA e os contribuintes não notavam a sua importância.

Por meio deste seguro obrigatório, em caso de acidentes os usuários de veículos podem requerer um valor de indenização para custear as despesas médicas, auxiliar enquanto o indivíduo fica impossibilitado de trabalhar, ou usar como preferir. Em caso de morte o dinheiro é destinado aos dependentes da vítima.

O prazo para solicitar a indenização por morte é de até 3 anos contados da data do óbito. No caso de indenização por invalidez permanente este prazo é de 3 anos a contar da ciência da invalidez permanente pela vítima. Por isso é tão importante evitar ficar com o DPVAT vencido 2019.


Porque pagar o DPVAT 2019?

Pela lei, o Seguro DPVAT é parte integrante da licença anual do veículo. Portanto, pagá-lo é estar com o licenciamento do veículo em dia.

Ao realizar o pagamento do boleto DPVAT 2019 você não garante apenas o pagamento de indenização para si mesmo, para os passageiros e pedestres, em caso de acidente envolvendo o seu veículo. Você também contribui com a saúde brasileira e com campanhas de prevenção de acidentes de trânsito.

50% do pagamento são usados no pagamento de indenizações e na administração das operações do Seguro DPVAT, em nível Brasil. Os 50% restantes, são repassados diretamente ao governo federal, para serem investidos na manutenção da saúde pública e na política nacional de trânsito.


Consequências do DPVAT vencido 2019

A Seguradora Líder, responsável pelo gerenciamento deste tributo, afirma que o proprietário de veículo que não fizer o pagamento até a data de vencimento do boleto, que é a data para pagamento em cota única do IPVA, não receberá multa ou juros na parcela de pagamento.

 Confira ainda a tabela de valores:

No entanto, ficar inadimplente por um grande período incide na exclusão do contribuinte como assegurado do tributo, por tanto não deixe o DPVAT vencido 2019 por muito tempo, principalmente porque qualquer pessoa está sujeita a sofrer algum tipo de acidente.


Como Pagar o DPVAT Vencido 2019

Como forma de facilitar o processo de pagamento do seguro, o contribuinte pode verificar se as parcelas anuais estão quitadas, lembrando que este imposto não pode ter parcelas menores que R$70 e por isso não recebe a possibilidade de parcelamento.

É possível ainda, emitir uma nova guia para pagamento consultando no site da seguradora a forma de pagamento para cada estado. Veja nos tutoriais abaixo como realizar cada um desses processos: consulta de dívidas e emissão de boleto.

Verificar registro de pagamentos:

  • Coloque o mouse sobre o item ‘Seguro DPVAT’ e escolha ‘Pagar Seguro’;

  • Clique no link para consulta de pagamentos;

  • Escolha como deseja realizar esse procedimento: por placa, renavam ou chassi. Depois clique em ‘Pesquisar’.

Emitir guia de pagamento 

  • Ainda no site da seguradora e no item ‘Pagar Seguro’, clique em ‘Saiba Como Pagar’;

  • Escolha o seu Estado;

  • As informações referentes ao modo de pagamento aparecerão, basta seguir as orientações que serão dadas.

 

 

 

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

DPVAT Vencido 2019: O que fazer? Como pagar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *